quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alessandra Alves Pereira - Polo de Miranda


            Ministrar aulas para alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental, foi uma experiência nova em minha vida profissional. Alunos pré-adolescentes e adolescentes, que saíram de suas casas em busca de novos conhecimentos. E nós ali para contribuirmos um pouquinho mais nesse aprendizado.
            Os alunos compareceram de forma espontânea, trabalhei os temas propostos pela professora orientadora, “poemas”. Planejamos uma aula diversificada onde o tema proposto foi exposto através de atividades de leitura, compreensão, análise linguística e produção textual.
            A aula aconteceu com a participação dos alunos, eles interagiram com os colegas e com a professora. O conteúdo foi desenvolvido com tranquilidade sob a atenção de todos e na sequencia com suas participações.
            O pouco período de tempo que estive com eles, foi o fator relevante para que o ensino/aprendizagem não acontecesse de forma eficaz e significativa. O tempo não foi o suficiente para o que tinha para ser mediado, e oportunidade de fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos e a partir daí planejamento das aulas. Sobe que para uma aprendizagem significativa esse período é primordial.
            Enfim, mesmo assim, as aulas aconteceram tranquilamente, aproveitei ao máximo do tempo que tinha para envolver os alunos e eles participaram diretamente.
            Consegui cumprir com o meu planejamento, expor o conteúdo, de várias formas, na tentativa de instigá-los a continuar em busca de novos conhecimentos, em novas oportunidades durante toda a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário