Ministrar
aulas para alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental, foi uma experiência
nova em minha vida profissional. Alunos pré-adolescentes e adolescentes, que
saíram de suas casas em busca de novos conhecimentos. E nós ali para
contribuirmos um pouquinho mais nesse aprendizado.
Os alunos compareceram de forma
espontânea, trabalhei os temas propostos pela professora orientadora, “poemas”.
Planejamos uma aula diversificada onde o tema proposto foi exposto através de atividades
de leitura, compreensão, análise linguística e produção textual.
A aula aconteceu com a participação
dos alunos, eles interagiram com os colegas e com a professora. O conteúdo foi
desenvolvido com tranquilidade sob a atenção de todos e na sequencia com suas
participações.
O
pouco período de tempo que estive com eles, foi o fator relevante para que o
ensino/aprendizagem não acontecesse de forma eficaz e significativa. O tempo
não foi o suficiente para o que tinha para ser mediado, e oportunidade de fazer
uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos e a partir daí planejamento
das aulas. Sobe que para uma aprendizagem significativa esse período é
primordial.
Enfim,
mesmo assim, as aulas aconteceram tranquilamente, aproveitei ao máximo do tempo
que tinha para envolver os alunos e eles participaram diretamente.
Consegui
cumprir com o meu planejamento, expor o conteúdo, de várias formas, na
tentativa de instigá-los a continuar em busca de novos conhecimentos, em novas
oportunidades durante toda a sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário