quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Elizabeth Sigrid Wallmann - Polo de Costa Rica



O estágio obrigatório de língua portuguesa I, foi efetuado pela acadêmica Luzia Corrêa Dias e eu, na Escola Municipal Vale do Amanhecer, para as turmas do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.
A escola, através de sua direção e colegiado, nos ofereceu toda assistência necessária para podermos ministrar nosso estágio, colocando-se a disposição para que pudéssemos nos sentir tranquilos e fazermos um bom trabalho. As salas possuem todos os recursos necessários, sendo amplas,  bem cuidadas, com carteiras completas e ar condicionado para maior conforto de alunos e professores.
Durante a etapa da observação, a professora trabalhou em todas as turmas com o livro didático “Português: a arte da palavra”, com leitura de textos e a interpretação dos mesmos, tema continuado na co-participação, onde auxiliamos a professora titular na correção das atividades e no auxilio individual dos alunos.
Os temas da regência foram-nos destinados pela professora titular, sendo que para o 7º ano, ficou estipulado “sujeito e predicado” e “frase, oração e período”; para o 8º ano, o tema foi “pontuação” e para o 9º ano, “acentuação”.
Procuramos ao máximo abranger todas as competências, para tornar a aula mais dinâmica. Para isso, fizemos um debate com o 7º ano, a partir do texto “Ela tem alma de pomba”, que trata dos benefícios, mas principalmente dos problemas trazidos pela televisão. Para o 8º ano, utilizamos o texto de Pedro Bial, “Bom, ruim, assim, assim...”, com a audição para fazerem a pontuação do texto. Para o 9º ano, fizemos um resumo do texto “Música, divina música”. 
Antes de abordarmos os temas acima, distribuímos o panfleto sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, e fizemos um breve debate sobre seu surgimento.
Os alunos mostraram grande interesse nos temas apresentados, colaborando para o bom fluir das aulas, questionando e debatendo.
Para nós, acadêmicas, foi uma experiência muito produtiva, pelo fato de adquirirmos mais essa experiência diferenciada e por sabermos que plantamos mais uma sementinha do saber em mentes que estão em eterna busca do mesmo.
                                                                                          Elizabeth Sigrid wallmann

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