quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Edilaine Furtado Medeiros Marques - Polo de Costa Rica



Fomos para a prática chegamos lá nos apresentamos para os alunos, explicamos o conteúdo, mas o interesse foi pouco, os alunos do 7º ano não conseguem se concentrar na hora do filme a mesma coisa, no inicio ficaram curiosos, mas depois começaram a conversar, não passamos o filme por completo, apenas o inicio onde mostrava os personagens escrevendo cartas, exemplos de cartas.
Na execução de plano de aula, não fiquei satisfeita com o resultado, pois os alunos são muito desinteressados, não sei o que acontece com eles, pensei que seria uma coisa, na hora da prática foi tudo diferente. Por ter usado um recurso midiático tive que fazer um planejamento online da sala de tecnologias que é postado em um blog do NTE – Coxim, que é Núcleo de Tecnologias Educacionais de Coxim.
Eu me senti bem, adorei mais essa experiência, não fiquei nem um pouco nervosa mesmo com a professora Leila me observando e a Tutora Danielly, gostei muito de trabalhar língua portuguesa.
Eu tive dificuldade de fazer os alunos prestarem mais atenção, mas pelo que observei que eles não obedecem ninguém, demorei a encontrar o filme, nenhuma locadora da cidade tinha, tive que baixar da internet. Uma dificuldade que senti também foi a de não ser a professora deles porque era muito estranho chamar a atenção deles, sem os conhecer, a pouca informação sobre as normas da escola também dificultou bastante.
Os aspectos positivos foram na hora da elaboração das cartas, tiveram alguns alunos que de fato escreveram uma carta, bem feitinha, na sua maioria para a mãe, com isso podemos conhecer um pouco da realidade de vida daquelas crianças fora da escola, que muitos professores deles não sabem, eles os alunos em sua maioria moram apenas com pai e a madrasta, outros com a mãe e o padrasto. Alguns desobedeciam a sua mãe, e este foi o momento deles pedirem desculpas a sua mãe.
A grande descoberta que tivemos no 7º ano é de que aquelas crianças eram indisciplinadas, pela falta de estrutura familiar, pela falta de amor de pai e mãe. Mais foi muito gratificante essa descoberta, pois no inicio pensávamos que aquele desinteresse vinha por que a professora não levava coisas diferentes para tornar a aula mais atrativa.
Com esse estágio pude perceber o quanto os alunos de hoje estão desinteressados em aprender, em estudar, em ser alguém na vida. Mas pude notar que esse interesse está ligado à falta de estrutura familiar a falta afeto, de carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário