quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vanderson Rosa dos Santos - Polo de Costa Rica


A experiência que obtive no estágio me fez perceber que o professor não só transmite o conteúdo como também deve participar ativamente da vida social dos alunos, deve ser regente e guia que busca influenciar seus alunos em cada atividade.
O professor deve estimular os alunos a expressar suas idéias sem deixar que as exprimam, deve principalmente saber que em uma sala há alunos com dificuldade e outros com problemas bem maiores e tudo isso cabe ao professor saber trabalhar cada situação.
 O professor quando está à frente de uma sala deve ter grande responsabilidade creio eu, pois ha vidas a serem trabalhadas dentro de uma sala de aula, o professor deve saber que os alunos tem atitudes e sentimentos e são muito perceptivos. O professor sempre deve valorizar o potencial de seus alunos e não deve jamais subestimá-los, creio que o professor deve buscar sempre a criatividade de seus alunos.
Em nossa observação percebemos o grande interesse da professora Airta com seus alunos em meio às dificuldades escolares ela sempre está contente com seus alunos.
Penso que o estagio é um meio de criar vinculo entre teorias e praticas, é nesse momento que nos acadêmicos aprendemos a criar nosso senso não só critico como também poderemos refletir sobre nosso conhecimento educativo diante da realidade que nos passa, e a partir dessas realidades podemos buscar uma educação de qualidade.
Na verdade eu posso falar que o estagio não foi fácil, eu e minha colega encontramos diversas dificuldades, alguns alunos nos respeitavam, mas outros interferiam em meio à aula tivemos uma grande dificuldade, mas conseguimos superar e no final de nossas aulas práticas fomos até aplaudidos pelos alunos isso foi muito gratificante para nós.
    O que, mas me chamou atenção na co-participação foi à postura tradicional da professora em aplicar métodos gramaticais aos alunos, para nós à co-participação foi um inicio de uma aprendizagem notável, onde a professora nos deu liberdade de ajudá-la nas correções das atividades, foi muito bom porque interagimos bem com os alunos quando chegou ao final sem duvida alguma nosso aprendizado foi imenso, creio eu que os alunos tiveram uma boa impressão sobre nos.
Nas nossas aulas práticas eu e minha colega buscamos ser, mas que um professor e sim um educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário