O estágio relaciona-se
com a interação entre os aspectos teóricos vivenciados durante o curso e sua
prática em ambiente de formação, que no caso da licenciatura é a escola. O
estágio proporciona ao aluno conhecimento sobre a realidade na qual atuará;
oportunizará ao aluno a vivência em sala de aula, para apropriar do
conhecimento propiciado pela prática; desenvolverá a prática em sala de aula;
refletindo sobre a relação dialética estabelecida entre a prática; formará
alunos a partir de um contexto real de atuação.
O estágio supervisionado
é de vital valor na área acadêmica, pois promove a intertextualização entre as
diversas disciplinas que compõem o currículo de um curso de graduação. Além
disso, representa para o graduando o momento de reconhecer-se como agente
principal do seu desenvolvimento e aprendizagem, já que é o período de colocar
em prática os conteúdos e as metodologias aprendidas durante o curso.
Nas atividades durante o
estágio, buscamos sempre desenvolver e alcançar os objetivos propostos, porém
acrescentou-se devido à necessidade observada, a questão da melhoria da
socialização entre os gêneros. O estágio dividiu-se em momentos de exposição
dos conteúdos e atividades. As aulas foram espaços interativos onde as
atividades permitiram que os alunos tivessem liberdade para perguntar, errar e
reaprender, visto que eram alunos diferenciados mesmo sendo da mesma série.
No estágio, estivemos na
Escola Estadual Manoel da Costa Lima, uma escola de boa localização, no centro
da cidade. Os alunos mostraram-se bastante interessados em aprender o conteúdo
que havíamos preparado na matéria de Língua Portuguesa I. O Estágio
Supervisionado foi para nós algo surpreendente, era fascinante ver o
encantamento dos nossos alunos com a interação das aulas. O estágio nos
permitiu uma inserção no ambiente no qual poderemos atuar futuramente como profissional.

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