Este
relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do Estágio
Obrigatório em Língua Portuguesa I, do curso de Letras – Português e Espanhol
da UFMS, das series finais do Ensino Fundamental, que se realizou na Escola Municipal
Thomaz Larangeira, localizada à Rua Cel. Alfredo Pinto, s/nº, Centro, com
alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – turmas C, do turno vespertino,
em Porto Murtinho- MS. O estágio esteve sob a orientação da professora Daniela
Sayuri Kawamoto Kanashiro. E teve a colaboração da professora Nancy Vilamaior
do quadro de tutoria presencial. O estágio foi realizado em momentos distintos,
no primeiro contato com a escola, uma análise e observação do seu funcionamento
cotidiano, bem como de sua infraestrutura; posteriormente, discussão com a
professora regente Renata Maia de Souza a cerca das experiências,
proporcionando a troca de conhecimentos em sala de aula da língua materna, a
socialização e, finalmente, a regência, com efeito satisfatório, houve mediação
e interação entre a professora, as acadêmicas e os alunos. Partindo da premissa
de nunca imaginar atuar como educadora a experiência obtida na sala de aula foi
inesquecível, trabalhar com o intelecto do ser humano, direciona a caminhar
sempre mais nos caminhos dos saberes, o que incentiva na busca de mais
conhecimentos. Os pontos positivos elencados citados acima: descrevo neste
espaço com maior ênfase, pois todos os materiais foram prontamente colocados a
disposição para a realização do trabalho, a receptividade dos funcionários que
atuam na instituição, o prédio bem estruturado, o preparo da professora
regente; nos dias estagiados não foi observado pontos negativos. Ao concluir
esse comentário observa-se que o trabalho desenvolvido como Estágio Obrigatório,
amplia o conhecimento, o aprimoramento às normas cultas, enriquecendo, o
vocabulário na vida acadêmica. Estar envolvidos com alunos do sexto a nono
trouxe bagagem cultural e respaldo para atuar em sala de aula, o que é
imprescindível para a realização da profissionalização.

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