sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Irene Amorim de Souza - Polo de Bataguassu


Essa foi uma atividade muito interessante porque além de aprimorar mais o conhecimento sobre a reforma ortográfica. O material será divulgado nas escolas com o intuito de despertar o interesse dos alunos sobre o tema.
Tal experiência me ofereceu suporte aos meus conhecimentos e me deu a oportunidade de observar, participar no universo escolar e a compreender o papel do professor dentro do contexto escolar.
A formação do professor ultrapassa os limites da sala de aula e não se concretiza de uma só vez, pois trata de um processo contínuo, que não para nos conceitos teóricos adquiridos durante a Faculdade, mas é composto por um conjunto de experiências vivenciadas e adquiridas através da relação entre a teoria e prática.
Observei que o futuro educador deve desenvolver metodologias para aperfeiçoar sua pratica de ensino, isso foi visto com clareza pra mim.
A simulação oportuniza analisar, criar, com o objetivo de propiciar um ensino significativo. E o modo de agir do professor em sala de aula que colabora para um adequado aprendizado dos alunos. Procurei manter uma relação harmoniosa com os alunos, fazendo da sala de aula um ambiente onde se ensina e ao mesmo tempo aprende-se muito com eles, nesse sentido, vale à pena ressaltar, que o professor de Língua Portuguesa deve estar atento quanto a sua metodologia, pois o ensino da Língua materna e visto por muitos como um conteúdo difícil e pouco estimulante, diante dessas observações o professor deve recorrer a métodos criativos e dinâmicos no intuito de estimular e motivar seus alunos a participarem ativamente das atividades, construindo em sala de aula um ambiente propício a troca de conhecimentos e experiências. Na hora da simulação quando falamos que o tema a ser ministrado era poesia, a maioria dos alunos disseram em uma só voz que não gostava do tema, percebi que era à hora de fazer a diferença, que tínhamos que estimular esses alunos a se interessar pelo tema, e foi o que fizemos com muita conversa, conseguimos alcançar e o nosso objetivo.  A aula percorreu de forma satisfatória, os alunos foram participativos, e alguns mostraram que aprenderam mesmo estando diante de um tema que não gostavam muito, fato que é gratificante para qualquer pessoa que está ministrando uma aula. Os alunos que participaram do minicurso do ensino fundamental eram todos alunos do 7º ano, a maioria dos alunos tinha sim um bom conhecimento, apesar de terem dito que não gostava de poesia, logo que iniciamos a aula muito deles já começaram a comentar, e cada um deu sua opinião, outros citaram alguns autores que já tinham estudado, declamaram fragmentos de algumas poesias que sabiam, mas conseguiram interagir bem com o tema, foi uma boa aula onde todos participaram ativamente.
A escolha do material para a elaboração dos planos de aula e confecção da apostila foi cuidadosamente analisado, optamos por um material que tivesse uma linguagem de fácil entendimento e estivesse de acordo com a idade e a série dos alunos, o conteúdo escolhido foi:
 Uma poesia em imagem, Vida Campesina de Marc Chagal, Retrato de Cecília Meireles, a música Caderno de Toquinho, e a poesia Autopsicografia de Fernando Pessoa, todas serão anexadas a este relatório, e elaboramos as atividades referentes a esse conteúdo.
Acertamos na escolha do material, que foi suficiente, e não houve a necessidade de usar nenhuma estratégia diferente da qual tínhamos planejado.
A experiência como professora de Língua Portuguesa foi muito interessante e desafiadora, pois não me identifico muito com o tema proposto para o minicurso, Poesia no momento em que entrei na sala de aula, fiquei ansiosa, me surpreendi porque consegui explicar bem para os alunos os recursos da linguagem poética. E vencer esse desafio me deu grande prazer, e me fez perceber que uma aula planejada e bem elaborada faz a diferença na hora de transmitir conhecimentos.
 Tivemos dificuldades em alguns momentos nos deparamos com alunos inquietos, muitas conversas paralelas, mesmo assim conseguimos unir teoria e pratica, o ponto positivo dessa experiência foi que conseguimos transmitir bem o nosso conhecimento, pois o Aluno que mais criticava poesia saiu da sala recitando Autopsicografia de Fernando Pessoa.
Mudei muito os meus conceitos em relação ao ensino aprendizagem, aprendi que o professor acima de tudo deve ajudar na formação do aluno, abordando conteúdos, usando estratégias que façam parte da realidade do aluno, possibilitando maior interesse pelo conteúdo.           
Após essa rica experiência comecei a entender melhor o professor, o ser profissional.
Conclui mais uma etapa, consciente do grande desafio do que é ser um educador cheio de vontade de fazer a diferença.  Pois a experiência do Estágio deu-me uma amplitude do que o futuro me espera e a certeza de que, como educadora, poderei fazer muito pela educação em sala de aula.           

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