Essa
foi uma atividade muito interessante porque além de aprimorar mais o
conhecimento sobre a reforma ortográfica. O material será divulgado nas escolas
com o intuito de despertar o interesse dos alunos sobre o tema.
Tal
experiência me ofereceu suporte aos meus conhecimentos e me deu a oportunidade
de observar, participar no universo escolar e a compreender o papel do
professor dentro do contexto escolar.
A
formação do professor ultrapassa os limites da sala de aula e não se concretiza
de uma só vez, pois trata de um processo contínuo, que não para nos conceitos
teóricos adquiridos durante a Faculdade, mas é composto por um conjunto de
experiências vivenciadas e adquiridas através da relação entre a teoria e
prática.
Observei
que o futuro educador deve desenvolver metodologias para aperfeiçoar sua
pratica de ensino, isso foi visto com clareza pra mim.
A
simulação oportuniza analisar, criar, com o objetivo de propiciar um ensino
significativo. E o modo de agir do professor em sala de aula que colabora para
um adequado aprendizado dos alunos. Procurei manter uma relação harmoniosa com
os alunos, fazendo da sala de aula um ambiente onde se ensina e ao mesmo tempo
aprende-se muito com eles, nesse sentido, vale à pena ressaltar, que o
professor de Língua Portuguesa deve estar atento quanto a sua metodologia, pois
o ensino da Língua materna e visto por muitos como um conteúdo difícil e pouco
estimulante, diante dessas observações o professor deve recorrer a métodos
criativos e dinâmicos no intuito de estimular e motivar seus alunos a
participarem ativamente das atividades, construindo em sala de aula um ambiente
propício a troca de conhecimentos e experiências. Na hora da simulação quando
falamos que o tema a ser ministrado era poesia, a maioria dos alunos disseram
em uma só voz que não gostava do tema, percebi que era à hora de fazer a
diferença, que tínhamos que estimular esses alunos a se interessar pelo tema, e
foi o que fizemos com muita conversa, conseguimos alcançar e o nosso objetivo. A aula percorreu de forma satisfatória, os
alunos foram participativos, e alguns mostraram que aprenderam mesmo estando
diante de um tema que não gostavam muito, fato que é gratificante para qualquer
pessoa que está ministrando uma aula. Os alunos que participaram do minicurso
do ensino fundamental eram todos alunos do 7º ano, a maioria dos alunos tinha
sim um bom conhecimento, apesar de terem dito que não gostava de poesia, logo
que iniciamos a aula muito deles já começaram a comentar, e cada um deu sua opinião,
outros citaram alguns autores que já tinham estudado, declamaram fragmentos de
algumas poesias que sabiam, mas conseguiram interagir bem com o tema, foi uma
boa aula onde todos participaram ativamente.
A
escolha do material para a elaboração dos planos de aula e confecção da apostila
foi cuidadosamente analisado, optamos por um material que tivesse uma linguagem
de fácil entendimento e estivesse de acordo com a idade e a série dos alunos, o
conteúdo escolhido foi:
Uma poesia em imagem, Vida
Campesina de Marc Chagal, Retrato de Cecília Meireles, a música Caderno de
Toquinho, e a poesia Autopsicografia de Fernando Pessoa, todas serão anexadas a
este relatório, e elaboramos as atividades referentes a esse conteúdo.
Acertamos
na escolha do material, que foi suficiente, e não houve a necessidade de usar nenhuma
estratégia diferente da qual tínhamos planejado.
A
experiência como professora de Língua Portuguesa foi muito interessante e
desafiadora, pois não me identifico muito com o tema proposto para o minicurso,
Poesia no momento em que entrei na
sala de aula, fiquei ansiosa, me surpreendi porque consegui explicar bem para
os alunos os recursos da linguagem poética. E vencer esse desafio me deu grande
prazer, e me fez perceber que uma aula planejada e bem elaborada faz a
diferença na hora de transmitir conhecimentos.
Tivemos dificuldades em alguns momentos nos
deparamos com alunos inquietos, muitas conversas paralelas, mesmo assim
conseguimos unir teoria e pratica, o ponto positivo dessa experiência foi que
conseguimos transmitir bem o nosso conhecimento, pois o Aluno que mais
criticava poesia saiu da sala recitando Autopsicografia de Fernando Pessoa.
Mudei
muito os meus conceitos em relação ao ensino aprendizagem, aprendi que o
professor acima de tudo deve ajudar na formação do aluno, abordando conteúdos,
usando estratégias que façam parte da realidade do aluno, possibilitando maior
interesse pelo conteúdo.
Após
essa rica experiência comecei a entender melhor o professor, o ser
profissional.
Conclui mais uma etapa, consciente do grande desafio
do que é ser um educador cheio de vontade de fazer a diferença. Pois a experiência do Estágio deu-me uma
amplitude do que o futuro me espera e a certeza de que, como educadora, poderei
fazer muito pela educação em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário