quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Edneia Magalhães Dutra - Polo de Miranda


Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº9394/96),torna-se uma das exigências dos cursos de Licenciaturas  o cumprimento de Estágio Supervisionado, ou seja, a prática da docência, a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.
           O estágio foi realizado na Escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi/ CAIC, situado à Avenida Estanislau Bossay, s/nº, Bairro COHAB, Miranda MS. Atualmente dirigida pela professora Senhorinha Andrade da Silva. A escola funciona no período diurno com a Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.
 Quanto à estrutura física, a escola possui 802 alunos matriculados, esta passando por reforma geral, as salas de aula tem janelas amplas e ventiladas, as carteiras conservadas.
                  O estágio foi realizado com turmas das sétimas, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. Com 12 alunos no período matutino, e 10 alunos no vespertino. Os alunos eram dinâmicos e participativos, com isto obtivemos um bom desenvolvimento do conteúdo aplicado.
                O planejamento do estágio foi realizado com auxilio da professora Joseilda, responsável pela regência do estagio, com a temática, Gêneros Textuais “CRÔNICAS” com duração de 8 horas aula. Durante o planejamento buscou-se a inclusão de atividades de ensino, a qual, os alunos viessem interessar na participação completa do minicurso.
              Dessa forma o planejamento constituiu em adaptar esse tema ao projeto de estágio que visava propiciar uma evolução conceitual, sobre os conteúdos abordados e ao mesmo tempo desenvolver interesse pela leitura e interpretação textual. Didática de leitura individual, estimulando os alunos a tomar gosto pela leitura, realização das atividades em dupla e criação de uma crônica com leitura em classe.
             Foi a minha segunda experiência como discente, com certeza estava mais segura. Percebi a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei      nº. 9394/96). Observei que, no período vespertino os alunos foram mais participativos, porém todos com interesse em aprender, fazendo questionamentos, respondendo as atividades solicitadas. Já os alunos do período matutino se encontraram mais dispersos.

              Conclusão
Percebi que precisamos ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado, pois ser professor, não é algo fácil, tem que haver uma boa preparação, é necessário, também a prática e a pesquisa para formar um bom professor, seguro e consciente, que exerça o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando, proporcionando aos seus alunos aprendizagens significativas e prazerosas.

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