Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(nº9394/96),torna-se uma das exigências dos cursos de
Licenciaturas o cumprimento de Estágio
Supervisionado, ou seja, a prática da docência, a fim de adequar essa formação
às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.
O estágio foi realizado
na Escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi/ CAIC, situado à Avenida Estanislau Bossay, s/nº, Bairro COHAB,
Miranda MS. Atualmente dirigida pela professora Senhorinha Andrade da Silva. A
escola funciona no período diurno com a Educação Infantil e Ensino Fundamental
do 1º ao 9º ano.
Quanto à estrutura física, a
escola possui 802 alunos matriculados, esta passando por reforma geral, as
salas de aula tem janelas amplas e ventiladas, as carteiras conservadas.
O estágio foi realizado com turmas das
sétimas, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. Com 12 alunos no período
matutino, e 10 alunos no vespertino. Os alunos eram dinâmicos e participativos,
com isto obtivemos um bom desenvolvimento do conteúdo aplicado.
O planejamento do
estágio foi realizado com auxilio da professora Joseilda, responsável pela
regência do estagio, com a temática, Gêneros Textuais “CRÔNICAS” com duração de
8 horas aula. Durante o planejamento buscou-se a inclusão de atividades de
ensino, a qual, os alunos viessem interessar na participação completa do minicurso.
Dessa forma o
planejamento constituiu em adaptar esse tema ao projeto de estágio que visava
propiciar uma evolução conceitual, sobre os conteúdos abordados e ao mesmo
tempo desenvolver interesse pela leitura e interpretação textual. Didática de
leitura individual, estimulando os alunos a tomar gosto pela leitura, realização
das atividades em dupla e criação de uma crônica com leitura em classe.
Foi a minha segunda
experiência como discente, com certeza estava mais segura. Percebi a
necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da
nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos
buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº. 9394/96). Observei que, no período
vespertino os alunos foram mais participativos, porém todos com interesse em
aprender, fazendo questionamentos, respondendo as atividades solicitadas. Já os
alunos do período matutino se encontraram mais dispersos.
Conclusão
Percebi que precisamos
ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com
o aprendizado, pois ser professor, não é algo fácil, tem que haver uma boa
preparação, é necessário, também a prática e a pesquisa para formar um bom
professor, seguro e consciente, que exerça o papel de um mediador entre a
sociedade e a particularidade do educando, proporcionando aos seus alunos
aprendizagens significativas e prazerosas.
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