iniciamos o processo de
Socialização do Estágio Supervisionado I de Língua Portuguesa, tivemos a 1ª
etapa de Observação, Co-participação, e Regência das aulas do 7º, 8º e 9º ano
da Escola Municipal Vale do Amanhecer.
Durante vários dias Elizabeth Sigrid Wallmann e eu, vivenciamos
experiências e práticas inigualáveis, e a escola em que fizemos o Estágio
Supervisionado é muito boa, a infraestrutura de qualidade, os professores e a
diretora nos receberam com muita atenção e respeito.
Na Observação a professora
foi muito atenciosa, tinha conhecimento do conteúdo abordado, falava com
clareza, tranquilidade e muita firmeza com os alunos, trabalhando com o livro
didático “Português a arte da palavra” em todos os anos, sendo que no 7º ano
ela trabalhou “Cem dias entre o céu e o mar”, no 8º ano foi o texto “O coronel
de Macambira” e no 9º ano trabalhou crônica “A minha glória literária” de
Rubens Braga, Na Co- participação ajudamos nas atividades de
interpretação de textos, orientando os alunos que tinham dificuldades, e
auxiliando a professora na correção dos exercícios. Já na Regência, entregamos o Panfleto sobre o novo acordo ortográfico de
Língua Portuguesa, e fomos com o nosso plano de aula preparado naquilo que a
professora Airta (titular) havia nos destinado, no 7º ano, ficaram estipulados
os temas: Frase, Oração e Período, também Sujeito e Predicado, no 8º ano, o
tema foi: Pontuação, e para o 9º ano, o tema foi: Acentuação.
Para a aula ficar bem Dinâmica,
para o 7º ano fizemos um debate a partir do texto, “Ela tem alma de pomba”
tratamos de um tema bastante atual, que é sobre televisão, computador e do
videogame. Na segunda aula, usamos o texto “Sonhadora manhã”, após a leitura os
alunos fizeram a interpretação do texto, trabalhamos Sujeito e Predicado, dando
ênfase ao predicado verbal, nominal através de um jogo de frases. Para o 8º
ano, utilizamos a crônica, “Bom, ruim, assim, assim...” dando-lhes um texto sem
pontuação para que eles ouvissem a crônica e depois pontuassem ; e também um
texto com regras de uma forma bem divertida.
No 9º ano, utilizamos o texto “Música, divina música”, onde os alunos
fizeram um resumo do texto. E na segunda aula, trabalhamos acentuação, com
palavras retiradas do texto e, exercícios.
Foi muito bom, os alunos mostraram interesse pelas aulas, porque foi uma
aula um pouco diferente, eles colaboraram e interagiram, foram bastante compreensivos
conosco, porque fomos bem participativas com eles.
Portanto foi muito enriquecedor transmitir e aprender com os alunos.
Luzia
Corrêa Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário