quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Luzia Correa Dias - Polo de Costa Rica


          iniciamos o processo de Socialização do Estágio Supervisionado I de Língua Portuguesa, tivemos a 1ª etapa de Observação, Co-participação, e Regência das aulas do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Vale do Amanhecer.
          Durante vários dias Elizabeth Sigrid Wallmann e eu, vivenciamos experiências e práticas inigualáveis, e a escola em que fizemos o Estágio Supervisionado é muito boa, a infraestrutura de qualidade, os professores e a diretora nos receberam com muita atenção e respeito.
          Na Observação a professora foi muito atenciosa, tinha conhecimento do conteúdo abordado, falava com clareza, tranquilidade e muita firmeza com os alunos, trabalhando com o livro didático “Português a arte da palavra” em todos os anos, sendo que no 7º ano ela trabalhou “Cem dias entre o céu e o mar”, no 8º ano foi o texto “O coronel de Macambira” e no 9º ano trabalhou crônica “A minha glória literária” de Rubens Braga, Na Co- participação ajudamos nas atividades de interpretação de textos, orientando os alunos que tinham dificuldades, e auxiliando a professora na correção dos exercícios. Já na Regência, entregamos o Panfleto sobre o novo acordo ortográfico de Língua Portuguesa, e fomos com o nosso plano de aula preparado naquilo que a professora Airta (titular) havia nos destinado, no 7º ano, ficaram estipulados os temas: Frase, Oração e Período, também Sujeito e Predicado, no 8º ano, o tema foi: Pontuação, e para o 9º ano, o tema foi: Acentuação.
          Para a aula ficar bem Dinâmica, para o 7º ano fizemos um debate a partir do texto, “Ela tem alma de pomba” tratamos de um tema bastante atual, que é sobre televisão, computador e do videogame. Na segunda aula, usamos o texto “Sonhadora manhã”, após a leitura os alunos fizeram a interpretação do texto, trabalhamos Sujeito e Predicado, dando ênfase ao predicado verbal, nominal através de um jogo de frases. Para o 8º ano, utilizamos a crônica, “Bom, ruim, assim, assim...” dando-lhes um texto sem pontuação para que eles ouvissem a crônica e depois pontuassem ; e também um texto com regras de uma forma bem divertida.  No 9º ano, utilizamos o texto “Música, divina música”, onde os alunos fizeram um resumo do texto. E na segunda aula, trabalhamos acentuação, com palavras retiradas do texto e, exercícios.
          Foi muito bom, os alunos mostraram interesse pelas aulas, porque foi uma aula um pouco diferente, eles colaboraram e interagiram, foram bastante compreensivos conosco, porque fomos bem participativas com eles. Portanto foi muito enriquecedor transmitir e aprender com os alunos.                                                              
                                                                                                                        Luzia Corrêa Dias.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário