quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Patrícia Henrique V. da Silva Cardoso - Polo de Miranda


 Estágio: a permanência de alguém em algum lugar para aprender um oficio. Etapa, fase, de um desenvolvimento ou processo. É assim que o dicionário define um estágio; uma fase, pela qual temos que passar para aprender nosso oficio: integrar teoria e prática em situações reais ou o mais próximo possível do real; propiciar a avaliação do trabalho acadêmico desenvolvido pelo curso; oportunizar a demonstração de atitudes críticas e autônomas; estimular a iniciativa para a resolução de problemas na área profissional, aperfeiçoando e adquirindo novas técnicas de trabalho.
 O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. É em um treinamento que possibilita a nós estudantes vivenciar o aprendido em sala de aula, na Universidade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-nos unidade estrutural e testando-nos o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio do estágio podemos perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar nossa adaptação ao meio escolar. 
Meu estágio foi realizado na escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi – CAIC. O Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente – situado à Avenida Estanislau Bossay, s/nº, Bairro COHAB A, na cidade de Miranda estado do Mato Grosso do Sul. A escola está no momento passado por reformas estruturais, as salas de aula sendo pintadas novamente; banheiros, telhados, janelas, passam por modificações para melhor atender as necessidades dos alunos e funcionários.
Todo o processo teve inicio com a observação da realidade escolar, observação de aula de Língua Portuguesa e co-participação nas aulas de Língua Portuguesa, realizados na sala de aula da Professora Joseilda de Oliveira e Silva Victório. O estágio de Língua Portuguesa I foi ministrado em formato de minicurso, assim somente os alunos interessados em participar fizeram inscrição. No dia 19 de Maio de 2012, eu e minha colega Sonia Mercedes ministramos nossas aulas em dois períodos, matutino das 7h30 min. às 11h, e vespertino das 13h30min às 17h, somando assim 8h aula. Durante a preparação dos planos de aula sentimos muita dificuldade para a preparação de um material de nossa própria autoria, pois a necessidade de abordar a Língua Portuguesa de maneira a privilegiar o prazer da leitura, a beleza do texto, e incluir desta maneira o estudo lingüístico, a meu ver se faz fundamental, claro que embasada em estudos e orientações de nossos professores. Após essa árdua tarefa partimos para a sala de aula, para a aplicação da prática, já formadas pela breve experiência do estágio de Língua Espanhola, as preocupações pareciam menores, os alunos também já eram quase todos conhecidos e adaptados ao formado das aulas. Em sala trabalhando com o gênero conto, apresentamos dois tipos de contos: Assombração e fábula. Utilizamos como apoio um data-show e um aparelho de som quando trabalhamos com música.
Senti-me muito feliz em realizar essa experiência, pois só pude confirmar que estou na direção certa. Se no dicionário estágio é uma fase pela qual temos que passar para o aprendizado de um oficio, posso dizer que devemos pautar nossas vidas profissionais como um eterno estágio, devemos aprender sempre, aprimorar constantemente, porque o fim dessa fase não pode ser o fim da vontade de saber mais a cada dia, e de transformar esse conhecimento em sementes que devemos plantar nos corações de nossos alunos, ensinar, educar, gerenciar conflitos, ser mãe, amiga...

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