Estágio: a permanência de alguém
em algum lugar para aprender um oficio. Etapa, fase, de um desenvolvimento ou
processo. É assim que o dicionário define um estágio; uma fase, pela qual temos
que passar para aprender nosso oficio: integrar teoria e prática em situações
reais ou o mais próximo possível do real; propiciar a avaliação do trabalho
acadêmico desenvolvido pelo curso; oportunizar a demonstração de atitudes críticas
e autônomas; estimular a iniciativa para a resolução de problemas na área
profissional, aperfeiçoando e adquirindo novas técnicas de trabalho.
O estágio é um momento de
fundamental importância no processo de formação profissional. É em um treinamento
que possibilita a nós estudantes vivenciar o aprendido em sala de aula, na
Universidade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o
currículo acadêmico, dando-nos unidade estrutural e testando-nos o nível de
consistência e o grau de entrosamento. Por meio do estágio podemos perceber as
diferenças do mundo organizacional e exercitar nossa adaptação ao meio escolar.
Meu estágio foi realizado na escola Municipal Urbana Maria Henriqueta
Rebuá Siufi – CAIC. O Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente
– situado à Avenida Estanislau Bossay, s/nº, Bairro COHAB A, na cidade de
Miranda estado do Mato Grosso do Sul. A escola está no momento passado por
reformas estruturais, as salas de aula sendo pintadas novamente; banheiros,
telhados, janelas, passam por modificações para melhor atender as necessidades
dos alunos e funcionários.
Todo o processo teve inicio com a observação da realidade escolar,
observação de aula de Língua Portuguesa e co-participação nas aulas de Língua
Portuguesa, realizados na sala de aula da Professora Joseilda de Oliveira e
Silva Victório. O estágio de Língua Portuguesa I foi ministrado em formato de
minicurso, assim somente os alunos interessados em participar fizeram
inscrição. No dia 19 de Maio de 2012, eu e minha colega Sonia Mercedes
ministramos nossas aulas em dois períodos, matutino das 7h30 min. às 11h, e
vespertino das 13h30min às 17h, somando assim 8h aula. Durante a preparação dos
planos de aula sentimos muita dificuldade para a preparação de um material de
nossa própria autoria, pois a necessidade de abordar a Língua Portuguesa de
maneira a privilegiar o prazer da leitura, a beleza do texto, e incluir desta
maneira o estudo lingüístico, a meu ver se faz fundamental, claro que embasada
em estudos e orientações de nossos professores. Após essa árdua tarefa partimos
para a sala de aula, para a aplicação da prática, já formadas pela breve
experiência do estágio de Língua Espanhola, as preocupações pareciam menores,
os alunos também já eram quase todos conhecidos e adaptados ao formado das
aulas. Em sala trabalhando com o gênero conto, apresentamos dois tipos de
contos: Assombração e fábula. Utilizamos como apoio um data-show e um aparelho
de som quando trabalhamos com música.
Senti-me muito feliz em realizar essa experiência, pois só pude confirmar
que estou na direção certa. Se no dicionário estágio é uma fase pela qual temos
que passar para o aprendizado de um oficio, posso dizer que devemos pautar
nossas vidas profissionais como um eterno estágio, devemos aprender sempre,
aprimorar constantemente, porque o fim dessa fase não pode ser o fim da vontade
de saber mais a cada dia, e de transformar esse conhecimento em sementes que
devemos plantar nos corações de nossos alunos, ensinar, educar, gerenciar conflitos,
ser mãe, amiga...
Nenhum comentário:
Postar um comentário