quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Noemia Fernandes da Silva - Polo de Miranda


Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº9394/96), uma das exigências dos cursos de Licenciaturas o cumprimento de Estágio Supervisionado, ou seja, a prática da docência.
           O estágio foi realizado na Escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi/ CAIC, situado à Avenida Estanislau Bossay, s/nº, Bairro COHAB, Miranda MS. Atualmente dirigida pela professora Senhorinha Andrade da Silva. A escola funciona no período diurno com a Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.
 Quanto à estrutura física, a escola possui 802 alunos matriculados, esta passando por reforma geral, as salas de aula tem janelas amplas e ventiladas, as carteiras conservadas.
                  O estágio foi realizado com turmas das sétimas séries, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. Com12 alunos no período matutino, e 10 alunos no vespertino. Os alunos eram participativos, e com isto houve um bom desempenho no planejamento aplicado.
                O planejamento do estágio foi realizado com auxilio da professora Joseilda, responsável pela regência do estagio, com a temática, Gêneros Textuais “CRÔNICAS” com duração de 8 horas aula. Durante o planejamento buscou-se a inclusão de atividades de ensino, a qual, os alunos viessem interessar na participação completa do minicurso.
              Dessa forma o planejamento constituiu em adaptar esse tema ao projeto de estágio que visava propiciar uma evolução conceitual, sobre os conteúdos abordados e ao mesmo tempo desenvolver interesse pela leitura e interpretação textual. Didática de leitura individual, estimulando os alunos a tomar gosto pela leitura, realização das atividades em dupla e criação de uma crônica com leitura em classe.
             Foi a minha segunda regência, com certeza estava mais segura, busquei vincular aspecto teórico com aspectos práticos. Percebi a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei      nº. 9394/96). Observei que, no período vespertino os alunos foram mais participativos, porém todos com interesse em aprender, fazendo questionamentos, respondendo as atividades solicitadas.

              Conclusão
Percebi que ser professor, não é algo fácil, que tem que ter vocação, tem que haver uma boa preparação, é necessário, também a prática e a pesquisa para formar um bom professor, seguro e consciente, que proporcionará aos seus alunos aprendizagens significativas e prazerosas. “Não podes ensinar nada a um homem; podes apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.” (Galileu Galilei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário