Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº9394/96),
uma das exigências dos cursos de Licenciaturas o
cumprimento de Estágio Supervisionado, ou seja, a prática da docência.
O estágio foi realizado
na Escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi/ CAIC, situado à Avenida Estanislau Bossay, s/nº, Bairro COHAB,
Miranda MS. Atualmente dirigida pela professora Senhorinha Andrade da Silva. A
escola funciona no período diurno com a Educação Infantil e Ensino Fundamental
do 1º ao 9º ano.
Quanto à estrutura física, a
escola possui 802 alunos matriculados, esta passando por reforma geral, as
salas de aula tem janelas amplas e ventiladas, as carteiras conservadas.
O estágio foi
realizado com turmas das sétimas séries, oitavo e nono ano do Ensino
Fundamental. Com12 alunos no período matutino, e 10 alunos no vespertino. Os
alunos eram participativos, e com isto houve um bom desempenho no planejamento
aplicado.
O planejamento do
estágio foi realizado com auxilio da professora Joseilda, responsável pela
regência do estagio, com a temática, Gêneros Textuais “CRÔNICAS” com duração de
8 horas aula. Durante o planejamento buscou-se a inclusão de atividades de
ensino, a qual, os alunos viessem interessar na participação completa do minicurso.
Dessa forma o
planejamento constituiu em adaptar esse tema ao projeto de estágio que visava
propiciar uma evolução conceitual, sobre os conteúdos abordados e ao mesmo
tempo desenvolver interesse pela leitura e interpretação textual. Didática de
leitura individual, estimulando os alunos a tomar gosto pela leitura, realização
das atividades em dupla e criação de uma crônica com leitura em classe.
Foi a minha segunda regência,
com certeza estava mais segura, busquei vincular aspecto teórico com aspectos
práticos. Percebi a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas
também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir
dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em
lei (LDB - Lei nº. 9394/96). Observei
que, no período vespertino os alunos foram mais participativos, porém todos com
interesse em aprender, fazendo questionamentos, respondendo as atividades
solicitadas.
Conclusão
Percebi que ser
professor, não é algo fácil, que tem que ter vocação, tem que haver uma boa
preparação, é necessário, também a prática e a pesquisa para formar um bom
professor, seguro e consciente, que proporcionará aos seus alunos aprendizagens
significativas e prazerosas. “Não podes ensinar nada a um homem; podes apenas
ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.” (Galileu Galilei).
Nenhum comentário:
Postar um comentário