quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Valquíria Deonizio Gonçalves - Polo de Costa Rica


Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa I foi de muita ênfase para os acadêmios do curso de Letras, pois através da prática, conseguimos explanar nossos conhecimentos, colocar em prática os conteúdos que já estudamos no decorrer do curso, e ainda obtivemos uma experiência em sala de aula.

O estágio foi desenvolvido nas turmas do EJA (Ensino Jovens e Adultos), na Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais, com duas turmas 3ª fase (6ºe7º) e 4ª fase (8º e 9º), cada turma com 20 alunos. As mesas foram organizadas em filas e o recurso utilizado foi à lousa.

O cronograma trabalhado de 16h aulas, foram distribuídas da seguinte maneira: 04 aulas de observação, 04h aulas de co-participação, e 08h de regência.

Aconteceu entre os días 14 a 18 de maio, durante os horários das 18:30h ás 22:00h.

O objetivo do estágio visa à capacitação dos alunos, do curso de Letras, na regência, para assim praticar o ensino da língua portuguesa.
OBSERVAÇÃO
1ª aula (3ªfase): 26/03/2012- Tipos de textos (narrativo, dissertativo e descritivo).
2ª aula (3ªfase): 28/03/2012 - Tipos de texto (convite).

1ª aula (4ªfase): 26/03/2012 – Substantivo coletivo
2ª aula (4ªfase): 10/04/2012- Linguagem (escrita, visual e oral).

CO-PARTICIPAÇÃO
1ª aula (3ªfase): 11/04/2012- morfologia - uso de J e G
2ª aula (3ªfase): 13/04/2012 - Tempos verbais

1ª aula (4ªfase): 11/04/2012- verbos regulares e irregulares
2ª aula (4ªfase): 13/04/2012 Grau do substantivo e adjetivo

Observei os alunos do EJA, nos métodos, nas maneiras de aprendizagem, para assim poder desenvolver as atividades a serem trabalhadas em sala de aula.

No EJA, tem uma facha etária de diferentes idades, ou seja, alunos de 16 a 46 anos, foi por mim analisado que alguns estudantes têm facilidade no aprendizado e outros não, seja pela cultura vivida ou pela própria idade física.

O ritmo que a professora trabalha com os alunos do EJA, muti-seriado, e deslocamento direto nas carteiras para complementar as explicações, dá mais resultado, visto que, grande parte dos estudantes se retraem por vergonha de colocar suas dúvidas diante de toda a sala de aula.

Neste estágio de minha aprendizagem, a professora passou os conteúdos na lousa, tendo a mim a ocupação das explicações do conteúdo exposto e os exercícios; sendo que, no momento da realização das tarefas, acompanhei nas carteiras o desenvolvimento, colaborando com as dúvidas, citando alguns exemplos, para assim, facilitar o raciocínio e aprendizado do aluno.

Nesta fase conclui que os alunos têm interatividade e dinâmica com o professor facilitando assim o uso de tais métodos na regência.

 O planejamento para trabalhar com as turmas do EJA têm os seguintes conteúdos:

REGÊNCIA

3ª fase:
1ª aula: 14/05/2012- pronome pessoal e pronome de tratamento.
2ª aula: 15/05/2012 - pronomes possesivos e indefinidos.
3ª aula: 16/05/2012- pronomes interrogativos; relativos e demonstrativos.
4ª aula: 18/05/2012 - Atividades e Revisão.

4ª fase
1ª aula: 14/05/2012 - Conto
2ª aula: 15/05/2012 - Mito
3ª aula: 16/05/2012 - Poema
4ª aula: 18/05/2012 - Poesia

Na segunda fase: trabalhei tirinhas, para facilitar a interpretação, leitura e a gramática, com o intuito do contexto de comunicação, a fim de, perceber quais são as pessoas do discurso para assim explorar os diferentes papéis e sentidos dos pronomes, na coesão dos textos. Com vista, a promover o desenvolvimento da Língua Portuguesa.

Na terceira fase: trabalhei tipos de textos, com a inclusão de poemas, poesias, contos e lendas. Utilizei textos conforme os gêneros trabalhados, e ainda atividades com prática para a produção dos gêneros textuais. Assim, os alunos compreenderam as condições de produção dos contos populares e as fabricações das lendas, descobrindo assim seus interlocutores, portadores, finalidades e gêneros.
Por derradeiro as características linguísticas de um poema e de uma poesia.

A metodologia trabalhada foi através de conteúdos com atividades, sendo transpostos na lousa e avaliação por participação.

Notei que os alunos interagiram com as aulas e demonstraram interesse para apreender os conteúdos expostos, tirando dúvidas e realizando todas as atividades propostas.

Trabalhei com interatividade na produção oral através da leitura e produção escrita, utilizando o material de ensino, nas execuções das atividades.

O exercício se alongou, e surgiam diversas perguntas, que foram de grande ajuda para compreensão da matéria proposta.

 O contato com material fez com que os alunos aumentassem seus conhecimentos em relação a nossa língua.

No decorrer do meu aprendizado notei que as expressões erradas do cotidiano e erros ortográficos surgiram no dia a dia das aulas, fato que fez que eu anotasse os erros, para assim, sem ofensa e indiretamente, trabalhar a solução correta no decorrer das aulas; fato que surtiu efeito no decorrer dos dias, através da mudança na linguagem e grafia. (Ex: frase sem vírgula e sem ponto).

As dificuldades apresentadas foram oralidade, escrita e interpretação, no desandar das aulas, retomei o foco principal nesses itens, para desenvolver melhor o saber. Sendo assim, obtive êxito e sucesso na correção das atividades.

O mérito do estágio de língua portuguesa encontra-se na experiência e prática em sala de aula, pois nos ensinamentos e aprendizagem com a professora participante e com alunos conhecemos a realidade escolar (dia a dia em sala de aula na prática).

Diante disso, o êxito está no comprometimento, conhecimento didático, trabalhar em equipe (professor/coordenadora e diretora) e relacionar com proeminência com os alunos é fundamental para tornarmos professores aptos para a sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário