Eu subdividi o estagio em três
grandes etapas: 1- Observação da aula 2-Planejamento do conteúdo 3- execução da
aula.
A etapa de observação contribuiu
para conhecer nuances dos tramites de uma aula, desde a explicação do conteúdo
até a aplicação das atividades.
Contudo nessa fase o que mais destoou
no mini curso em relação a sala de aula, foi o interesse dos alunos, no mini
curso todos estavam muito envolvidos com o conteúdo, eu acredito que seja pelo
fato de que no mini curso só estavam alunos que realmente queriam estar na
sala.
O planejamento da aula foi o mais
difícil, pois eu e meu companheiro precisávamos elaborar atividades para alunos
com quem ainda não tínhamos tido contato, em tese sabíamos apenas qual seria
suas séries, mais mesmo isso não ocorreu na prática, pois tivemos alunos de
outras séries para o qual a atividade não seria adequada.
Uma coisa importante sobre o
planejamento da atividade que tanto eu como meu amigo de curso percebemos, foi
que se pudéssemos realizar o planejamento depois de conhecer as limitações dos
alunos, poderiam ter feito um trabalho muito melhor, outro aspecto ainda nessa
linha que nós também percebemos é que enquanto dávamos as aulas e procurávamos
sanar as dúvidas da turma, encontrávamos novas respostas, surgiam novas dúvidas
é ficamos com muita vontade refazer tudo, porque sentíamos que tínhamos naquele
momento aprendido novas formas de fazê-lo.
A aula em si foi bem legal, os
alunos participavam com entusiasmo, eu e meu amigo Adriano conseguimos dosar
bem o fato de eu falar de mais, e ele de menos.
Na aula da manha ocorreu um fato
que merece ser mencionado, eu me estendi demais na explicação da primeira
atividade, meu companheiro Adriano me chamou e alertou-me sobre o problema, pois já tínhamos
começado o curso com atraso de meia hora. Em decorrência disso precisamos acelerar
o conteúdo no período da manha, acredito que por esse motivo, a aula
foi menos produtiva que a da tarde.
No período da tarde já mais consciente
do tempo desenvolvemos o curso melhor, e a aula foi mais fluida.
Esse tipo de experiência docente
sempre desperta em mim o desejo de estar em sala de aula e, acredito que por
isso vou me sentir mais confiante no futuro de iniciar uma carreira como
professor.
A escola
A escA escola está localizada em
um lugar de “destaque” na cidade, no alto de um morro, onde por muitos anos
serviu de “camarote” para pessoas (inclusive eu), observarmos a cidade, pois a
visão é ampla e agradável. Ficávamos ali e até mesmo descíamos as escadas até o
portão que ficava aberto, mas tínhamos um compromisso com escola e com nossas
famílias, e aquele portão mesmo aberto, parece que nos cercava, tanto que o
nosso limite era até ali. Hoje a paisagem e o contexto se modificaram, com o
aumento da demanda de alunos os espaços foram preenchidos com salas de aulas,
os alunos não têm acesso ao morro, porque uma grade de ferro os mantêm em um
pequeno pátio cercado por construções; é a real situação do desenvolvimento e
dos perigos que rondam nossas escolas.
A escola é a maior da cidade e
atende mais de mil alunos, é bem equipada com sala de tecnologia, biblioteca e
espaços adequados para atender toda esta demanda como uma cozinha ampla,
banheiros em quantidade suficiente para o número de alunos e quadra coberta.
Os alunos
O grupo de alunos é muito
animado, a turma do primeiro ano é difícil de trabalhar, eles não mostram
interesse nas atividades estão sempre conversando assuntos que não diz respeito
as aulas, estão em uma fase de agito e inquietação; mas mesmo assim em nem um
momento se dirigiram com desrespeito com os estagiários e nem com os colegas.
Mas o interessante é que mesmo sendo assim, percebe-se que ainda possuem
princípios, pois quando são chamados a atenção eles vêm e pedem desculpas pelo
fato ocorrido, coisa que já não vemos com frequências nesta fase da juventude.
O grupo do segundo ano já é mais
disciplinado e concentrado no curso, desenvolvem as atividades com mais empenho
e dedicação, talvez por serem mais amadurecidos e terem um foco maior naquilo
que querem.
Elaboração dos planos
A elaboração dos planos ainda
apresenta um certo grau de dificuldade talvez pela falta de materiais, mas
especialmente pela falta de tempo de encontrar com a colega com quem dividimos
a execução do estágio, devido à distância, e comunicação acaba sendo mais por
meios de comunicação.
O que favoreceu bastante foram as
aulas de Didática de Espanhol na qual já tínhamos elaborado planos com
atividades semelhantes as do estágio, e especialmente a dedicação da professora
orientadora Daniele, que de maneira educada nos cobra na medida certa um bom
desempenho nas atividades.
A execução dos planos
Quanto a execução dos planos
encontrei dificuldades sim, pois apesar de fazer um estudo de todo o material
preparado, no decorrer do curso temos a preocupação que podem surgir perguntas
que no momento não temos facilidade para resolver. Como alguns alunos não têm
interesse nas atividades acabam atrapalhando o trabalho daqueles que querem
participar.
A atuação
Atuar como professor de língua
estrangeira, ainda me assusta pela falta de domínio do conteúdo e ser uma área
nova para mim, e também porque existe uma preocupação em trabalhar com estes
adolescentes que muitas vezes apresentam rebeldia em sala de aula.
Mas posso dizer que foi
muito bom atuar como professora de língua estrangeira, mesmo com todas as
dificuldades que aparem a sala de aula me traz uma emoção singular, poder
partilhar algo com os alunos é muito gratificante, pois você nunca fica somente
no repasse de conteúdo, acabamos partilhando um pouco da vida um do outro.
Poder descobrir que muitos não são rostos novos e sim os filhos de pessoas com
as quais você já estudou ou conviveu em algum lugar de uma cidade pequena como
a nossa.
Por fim vejo que é uma
pena, ver como a profissão do docente vem sendo tão desvalorizada, tanto no
financeiro como no prestígio, e mesmo assim se fala em educação de qualidade e
melhorias no ensino público no Brasil. Para ser professor hoje é preciso ter
coragem e fazer um bom trabalho independente de sua valorização, pois o aluno
não é culpado destes problemas que vem atingindo cada vez mais esta classe tão
importante para o desenvolvimento do nosso país. Vejo que: Ou se faz um bom
trabalho que honre o seu nome e o desenvolvimento do aluno, ou faz como muitos
outros que desistem da profissão, o que vem defasando cada vez mais o ensino no
Brasil.
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